DiCaprio responde Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia: ‘não financiamos ONGs’

DiCaprio responde Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia: ‘não financiamos ONGs’

Publicado em 30/11/2019
por Daniel Brito às 19:42

O ator Leonardo DiCaprio se pronunciou hoje (30) em relação às acusações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia. Ontem, Bolsonaro afirmou que DiCaprio financia ONGs responsáveis por ‘tacar fogo na Amazônia’. Ele negou o financiamento do WWF e elogiou a organização: “Embora dignos de apoio, não financiamos as organizações visadas”, em tradução livre.

Em comunicado enviado à Reuters, o ator também elogiou ‘o povo do Brasil, que trabalha para salvar sua herança natural e cultural”.Bolsonaro disse que DiCaprio está pagando para promover queimadas na Amazônia. “Agora, Leonardo Dicaprio é um cara legal, né? Dando dinheiro para tacar fogo na Amazônia”, declarou o presidente a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

O presidente brasileiro também ironizou suspeitas sobre envolvimento de ONGs em incêndios na região. “Quando eu falei que há suspeita de ONGs, o que a imprensa fez comigo?”, afirmou. As declarações de Bolsonaro foram feitas após uma apoiadora afirmar: “Os índios em Altamira (PA) falam francês. Lá o fogo foi criminoso”.

Sem provas, Bolsonaro já havia ligado o ator às queimadas na floresta durante transmissão nas redes sociais na quinta-feira (28). “Tira foto, manda para ONG, a ONG divulga, entra em contato com o Leonardo DiCaprio e ele doa US$ 500 mil para essa ONG. Leonardo DiCaprio, você está colaborando com as queimadas na Amazônia”, disse. As falas fazem referência à operação da Polícia Civil que prendeu na quarta-feira (27) quatro pessoas ligadas a ONGs que desenvolvem atividades em Alter do Chão, em Santarém, no Pará. Eles foram soltos no dia seguinte.

Foto: Tommaso Boddi/Getty Images