Desemprego atinge 14 milhões de brasileiros diante da pandemia, diz IBGE

Publicado em 16/10/2020
por Luan Julião às 17:14

Diante da pandemia do Covid-19, o demprego bateu recorde na penúltima semana de setembro, atingindo mais de 14 milhões de brasileiros. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (16).

Segundo o levantamento, mais de 4,1 milhões de brasileiros entraram para a fila do desemprego, entre maio e setembro, correspondendo a um aumento de 43% do total de desempregados no país em cinco meses. O resultado é o maior de todo o período pesquisando passando de 10,5% para 14,4%.

Entre as regiões, o Nordeste apresentou a maior alta no número de desempregados, de 69%. Dentre os 14 milhões de pessoas sem ocupação 3,9 milhões na penúltima semana do mês de setembro.  

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 26 de setembro por meio da Pnda Covid19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada com apoio do Ministério da Saúde, afim de identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.Esta foi a última edição da pesquisa semanal.

Foto: Divulgação.