Bahia libera vacinação a trabalhadores da Educação a partir dos 18 anos

Publicado em 22/07/2021
por Sanny Santana às 18:10

Decisão partiu da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

A Bahia vai vacinar trabalhadores da Educação com idade a partir dos 18 anos contra a Covid-19, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que divulgou a informação nesta quinta-feira (22) e publicará no Diário Oficial de sexta (23).

A decisão partiu da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que, em abril, autorizou a vacinação dos profissionais da área que possuem idades a partir dos 55 anos. Na época, o governo do estado informou que o público-alvo da área de educação contemplava 222 mil trabalhadores, que foram vacinados de forma escalonada em primeira dose. As segundas doses são aplicadas de acordo com o período determinado por cada fabricante de vacina.

Depois dessa decisão, a prefeitura de Salvador definiu que, na capital, os profissionais da Educação seriam vacinados a partir dos 40 anos, por ser uma das reivindicações dos professores para a retomada das aulas semipresenciais.

A categoria, no entanto, pediu para que os trabalhadores acima dos 18 anos fossem vacinados, não apenas os maiores de 40. Uma decisão judicial foi favorável aos profissionais da Educação em Salvador, e a prefeitura passou a vacinar todos os trabalhadores da área, já em maio.

A nova decisão da CIB não impacta a vacinação na capital, já que esse novo público alvo havia sido contemplado por determinação da Justiça. Ainda assim, segundo a Sesab, cerca de quatro mil trabalhadores com menos de 40 anos devem receber a vacina nos outros municípios da Bahia.

Foto: PMCG/Reprodução