O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Antônio Carlos Magalhães, foi o entrevistado desta terça-feira do Sociedade Urgente e respondeu a perguntas dos ouvintes da Rádio Sociedade da Bahia.
Questionado sobre o uso de câmeras por policiais militares, Magalhães declarou ser favorável:
“Eu acho que a polícia tem que ser transparente no que faz e a câmera nos dá transparência de nossas ações. Apesar de haver uma resistência por alguns usos da câmara, eu acho que a câmara vai nos ajudar.”
Ele ainda complementou citando uma ação policial em Tancredo Neves: “Eu acredito inclusive que essa situação específica de Tancredo Neves, se nós tivéssemos naquele momento com a câmera, daria certeza de nossa operação e talvez as manifestações não fossem tamanha como são hoje.”
O ouvinte Sérgio Lima, de Capela do Alto Alegre, município de Riachão do Jacuípe, solicitou ações da PM para coibir atos infracionais cometidos por motoqueiros, demanda que também foi levantada por outros ouvintes. O comandante-geral respondeu dizendo que é necessário implementar uma operação específica para investigar irregularidades envolvendo motocicletas e destacou a importância do trabalho conjunto com os municípios, especialmente nas questões relacionadas ao trânsito.
“Preciso que as prefeituras se envolvam nesse sentido, de também nos ajudar fiscalizar a situação de trânsito do município, principalmente essas situações de moto irregulares. O controle de ruídos também é por parte da prefeitura, então eu preciso que a prefeitura opere conosco”, pontuou.