Relação entre paredões e facções criminosas é apontada por comandante-geral da PM

Publicado em 15/04/2025
por Redação às 15:22

O coronel Antônio Carlos Magalhães, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, acredita que a desarticulação dos paredões é um caminho para enfraquecer a atuação das facções, já que, segundo ele, muitos desses eventos são financiados por grupos criminosos. A declaração foi dada durante entrevista ao Sociedade Urgente, nesta terça-feira (15).

“Nós temos feito muita operação no sentido de acabar, pelo menos diminuir esse número de paredões. Levar essas ações dos paredões, porque muitos deles são financiados, inclusive, são incentivado pelo traficante local, pela droga.”

O comandante afirmou que dará continuidade à Operação Sílere, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e as prefeituras, com o objetivo de combater os veículos irregulares. No entanto, ele reconhece que o desafio é grande: “Porque há uma infestação de paredões na cidade de Salvador. Não só aqui, o interior recebe muita queixa nesse sentido.”

Em relação ao interior do estado, o coronel revelou um agravante: muitas vezes, os veículos utilizados nos paredões pertencem a figuras políticas da região.