Falso consórcio: mais de 20 pessoas são presas pela Polícia Civil

Publicado em 25/04/2025
por Redação às 18:04

Mais de 20 pessoas foram detidas em flagrante na manhã desta sexta-feira (26), em um prédio comercial na Avenida ACM, em Salvador, suspeitas de vender falsos consórcios. Os prejuízos às vítimas variam entre R$ 5 mil e R$ 1 milhão.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Falso Consórcio, realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), com o objetivo de combater crimes cometidos por integrantes de empresas de fachada que atuam na capital.

A operação é fruto de uma investigação conduzida pela Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), que já havia instaurado um inquérito policial para apurar um esquema articulado e hierarquizado envolvendo crimes de propaganda enganosa, estelionato, exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa.

Durante a ação, os policiais cumpriram diligências em três empresas ainda em funcionamento e abertas ao público, localizadas em um prédio comercial na Avenida ACM. Anúncios falsos, veiculados em plataformas digitais, eram usados como isca para atrair as vítimas.

As diligências continuam em andamento com o apoio de um efetivo de 60 policiais civis. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para a formalização dos procedimentos.