Meia Maratona de Salvador reúne 5 mil atletas e reforça turismo esportivo na capital

Publicado em 27/04/2025
por Redação às 19:24

Salvador realizou, neste domingo (27), a meia maratona 21 km com a participação de cerca de 5 mil atletas, entre eles, atletas internacionais. O evento, que faz parte do calendário de turismo esportivo da capital baiana, teve largada nas primeiras horas da manhã, no Largo do Campo Grande, até a nova orla de Patamares.

A competição também contou com provas de 10 km e 5 km, que saíram da Boca do Rio e concluíram o percurso no mesmo bairro. O prefeito Bruno Reis correu na prova de 10 km e destacou a força do evento no turismo de Salvador.

“Veja quanta gente participando, gente de fora da cidade, de fora do país. Isso é importante para a nossa economia. Nós estamos em um mês de baixa estação e a cidade lotada, os hotéis, bares, restaurantes. São eventos como esse que têm feito nossa economia crescer.”

A cidade de Salvador tem se colocado no circuito internacional de corrida de rua e tem se destacado, segundo o presidente da Saltur, Isaac Edington. “Hoje Salvador se posiciona como um dos principais destinos de turismo esportivo do Brasil. A gente tem diversos participantes de alto nível internacional participando. Temos gente da Etiópia, Nigéria e vários outros países aqui participando. E a maratona Salvador, que vai ser realizada em setembro, já está entre as 200 maratonas do mundo.”

A prova conta com “Permit Ouro”, certificação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que atesta a qualidade e a organização de eventos de corrida. A 21K também teve controle de doping, além de banca de classificadores do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A competição teve uma premiação de mais de R$ 77 mil em prêmios e contou com um show da banda Jammil no final do evento, na Boca do Rio.