A Prefeitura de Salvador inaugurou neste domingo (27) a nova pista de bicicross, que foi completamente requalificada, com investimento de R$3,5 milhões, na orla de Pituaçu. O novo equipamento esportivo posiciona a cidade como o principal hub no Nordeste da categoria, que é uma modalidade olímpica e tem baianos entre os destaques no país e no mundo, como Paola Reis e Jaldo Caribé, que recentemente foram campeões pan-americanos.
A entrega da nova pista, que está localizada no trecho de orla que foi recentemente requalificado, ocorreu com a realização de uma grande competição, a Copa Nordeste de BMX 2025, que reúne cerca de 200 atletas de toda a região. A pista tem estrutura para receber diversos eventos nacionais e internacionais, além de ser um local de treinamento para esportistas da categoria.
“Eu não tenho dúvidas que, se a gente já era uma referência, se já temos campeões mundiais e campeões brasileiros, vamos ter mais ainda a partir dessa grande pista que hoje está sendo entregue aqui, já com uma grande competição”, afirmou Bruno Reis.
O secretário Junior Magalhães pontuou que a pista foi implantada numa área de cerca de 6.500 metros quadrados e tem 345 metros de extensão. “O entorno ainda conta com urbanização em grama e iluminação pública específica e adequada para a prática noturna do esporte, de forma que competições possam ser realizadas na cidade, porque investir cada vez mais no esporte é a marca dessa gestão”, frisou.
Coordenador Projeto Pedal BMX e treinador da categoria, Leandro Gonçalves afirmou que a nova pista muda o cenário do bicicross do Nordeste do Brasil. “Nós temos atletas campeões mundiais, eu fui aos Jogos Olímpicos, nós temos projetos sociais, temos muitos atletas do Nordeste do Brasil, muitos talentos. E não tínhamos uma pista apta a preparação desses atletas amadores, iniciantes e atletas profissionais que despontam o Brasil e o mundo”, declarou.
A requalificação da pista de bicicross foi conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).